Baía de Guanabara

Baía de Guanabara
Foto tirada da pedra do Santo Inácio, em São Francisco, Niterói/RJ - Brasil

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Palavrimagem



Já se foi o tempo no qual tudo o que se passava era por meio da oralidade. Estamos na era da imagem, seja ela digital, na TV, na imprensa, no outdoor. Estamos cercados por imagens, vivemos dentro de infinitas imagens, cada vez em maior número. Mas junto a essas imagens viaja a palavra. Palavra é para sempre. A palavra é insubstituível. Sem ela o mundo seria outro.
Imagem, imaginação, imã. Margem para inúmeras definições, parte de uma cultura que a beneficia. Imagem parte do sentido da visão. Encontra seu espelho no olho do espectador. A expectativa atroz de um ícone em busca de palavras palpáveis.
É fácil dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras quando as palavras exprimem essa ideia. Ideia, ideograma, palavra, imagem, expressam nossos sentimentos, ações, emoções. A palavra também é imagem.
A era da imagem não é destituída da palavra. A imagem sem pensamento ruiu. Ficou a gênese de todo o pensamento da era moderna. A palavra nada mais é do que uma ilha cercada de imagens por todos os lados. O que a semeia é a criatividade, a arte, a magia de situações e insinuações pelo terreno do sonho.
A palavra suga todas as imagens para que cada significado abarque somente aquilo que ela representa. O sonho de toda imagem é traduzir-se em palavras. Som e sentido unidos para criar um ícone, defini-lo, delimitá-lo.
Cada palavra gera imagens únicas, fiéis a toda frase que as sustenta. Dano irreparável é o uso inadequado ao contexto de sua indubitável tarefa. Que a imagem traga suas palavras repletas de sentido e nos poupe o trabalho de descrevê-la.
A pérola tem em seu brilho o que as palavras não traduzem em mil imagens. A palavra tem sua força na imagem que carrega e no som que a elucida. Lúcida memória é a palavra!
A palavra na era da imagem é a paródia patente perante o novo. É, e continuará sendo, tão importante quanto a própria imagem. Absorvemos a imagem com os olhos mas a traduzimos em palavras, seja elas mentais ou faladas. Imagem é texto, que é palavra, que é som, que é sentido. Palavra e imagem são as duas faces da linguagem humana. Uma e outra coexistem e se completam, contemplando o mistério do som e do sentido.
A imagem carrega a palavra para dentro de si e com ela constrói metáforas, hipérboles, metonímias, parábolas.
A imagem da imaginação nos deixa imaginar que a palavra é uma página pontuada de mágica. Se precisamos de mil palavras para descrever uma imagem, somente com uma palavra precisamos o valor da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário